domingo, 13 de junho de 2010

Entrevista com baterista do Silent Cry




Hoje estamos colocando no blog uma entrevista de um musico da nossa região, ele é feio mas acha que é bonito, perde a piada mas não perde o amigo. Estamos falando do baterista de um monte de bandas de Governador Valadares, destaca-se pelo Silent Cry, e canta em uma banda cover do metálica. Ele é... Meireles, Ricardo Meireles.

Quanto tempo de estrada pegando desde a primeira banda ate os dias de hoje? E o maior/melhor show que fez?
* Ganhei minha 1ª bateria aos 15 anos de idade, e logo após isso montei minha primeira banda que tb foi a primeira banda Punk de Governador Valadares, se chamava PRISÃO DE VENTRE, a gente tocava Ramones, Ratos de Porão, Cascavelhetes, Inocentes, Detrito federal e outras coisas mais que não me lembro, isso foi em 89... depois disso participei de inúmeras bandas até 1997 quando entrei na SILENT CRY que até então tinha gravado somente uma fita DEMO, e paralelamente montei a banda DR. JIWAGGO, bandas das quais ainda faço parte até os dias de hoje ! Somando tudo lá se vão 21 anos de muito Rock and Roll...
* O maior show que toquei até hoje foi aqui em GV junto com o Capital Inicial pra umas 20.000, show de graça na Av. Minas gerais .. e o melhor show da minha vida foi no Brasil Metal Union de 2005, quando na oportunidade o Andreas Kisser do Sepultura fez uma participação com a gente tocando Troops of Doom, foi sensacional !


O metal é um dos gêneros do Rock que mais tem “sub-rotulos”, esses “sub-rotulos” geralmente não se trombam, você como parte do publico e musico tem qual visão sobre esses “sub-rotulos”?
Na realidade não sou muito ligado nessa parada de rótulos, como músico e amante de rock, sempre gostei de escutar música boa, não importa ela de que segmento seja... Hoje na minha discoteca existe CD do Bezerra da Silva e cd do Arch Enemy ou do Carcass... existe momento pra escutar tudo e curto os dois extremos e tudo que roda nesse meio aí !

Hoje o leste de minas (o vale do aço faz parte da região leste para quem não sabe geografia) tem recebido grandes shows como na capital (BH), lógico que não no mesmo fluxo, mas da para perceber que é uma crescente. Você acha que esse acesso é devido a popularização de tecnologias de comunicação (ex. internet)?
Com certeza, a internet tem um papel crucial nesse crescimento de fluxo de shows de grandes artistas, e essa facilitação de contato entre artistas e contratantes.
Ano passado por exemplo tocamos com Sepultura aqui em Governador Valadares, show que foi organizado pela Avernus Records, que é de propriedade do Guitarrista da banda que toco a Silent Cry... isso era praticamente impossível há 10, 15 anos atrás ! O acesso a esses artistas era restrito a contratantes dos grandes eixos, Rio São Paulo, Curitiba, Porto Alegre.


O metal é uma das vertentes musicais com publico mais fiel perdendo somente para o axé. Mas é a única que compra camisas e CDs, como o Silent Cry tem lidado com essa queda nas vendas de CDs? Não acha um saco tanta gente de preto em um mesmo lugar?
Na realidade essa queda de venda de cd´s já vem aumento desde uns 10 anos atrás, quando baixar música na internet virou coisa comum... Hoje artista não ganha dinheiro com CD e sim com shows, venda de merchan, contratos de marketing e outras coisas, sempre lidamos muito bem com isso, não dependemos nunca da venda de Cd´s pra nos sustentar ou sustentar a banda!
O lance da galera nos shows em sua grande maioria usar preto não me incomoda, eu meso su um adepto da roupa preta, 90% das minhas roupas são dessa cor ! Me incomodaria muito se fosse todo mundo de Laranja , ou verde Limão , como nos shows de Axé, Micaretas e afins !


Porque o Silent Cry muda tanto de formação? Você mesmo é um que já saiu e volto diversas vezes.
As mudanças de formação na banda nunca foram por brigas ou desentendimentos, normalmente as mudanças ocorrem por problemas pessoais, ou problemas de dificuldade em conciliar a vida pessoal com a banda em determinado momento da vida! Então sempre que precisar mudaremos de formação... mas uma coisa é certa, essa formação tá muito bacana, estamos juntos desde 2005.


GV sempre tem umas bandas legais, tenho ate um vinil do Sangria, de 1970 e alguma coisa. O Silent é ate uma referencia, mas já se especulou muito sobre uma “explosão” da banda, mas nunca ocorre, por quê?
Infelismente não sei o porquê da banda nunca ter estourado, temos 2 Demos, 5 cd´s e 1 DVD gravados e lançados em mais de 30 países, trabalhamos e divulgamos nosso trabalho da melhor forma possível, dentro das nossas condições é claro ! O reconhecimento maior realmente vem com o tempo! Esperamos que nosso momento chegue logo!

Lembro de bandas sua sem ser de metal hoje em dia tem projetos sonoros fora desse campo? Algum outro tipo de arte ou som te influencia?
Como eu disse, Desde 1997 que toco na Silent Cry e em outra banda minha de Rock Nacional, que é a Dr. Jiwaggo ... Mas como músico é claro que toco tb em projetos de amigos... tô tocando em uma banda cover do Metallica que se chama Anesthesia, pasmem (como vocalista), toco em uma banda de Rock Clássico (Beatles, Deep Purple, Led, Raimbow, Casa das Máquinas) que se chama OSCARAVÉI, e um outro projeto de um amigo que toca musicas próprias e covers de (Pearl Jam, Radiohead, Bush, Stone Temple Pilots) que se chama STONE SOUL.


O que tem lido, visto (filmes) e ouvido? Alguma referencia nacional?
Li muito até os meus 20 anos de Idade, gostava muito de Livros do Julio Verne, Agatha Cristhie, e Paulo Coelho, o que leio são revistas que tenho assinatura, VEJA, PLAYBOY, PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS, hoje não tenho muito tempo pra me dedicar a leitura tanto quanto gostaria. Música é uma coisa que faz parte da minha vida, do meu dia-dia, ouço música o dia inteiro, no carro, em casa, no escritório , na academia, Pedalando nas trilhas e pro ai vai... então com disse escuto de tudo... mais efetivamente coisas ligadas ao rock e de preferência mais pesado. Tenho umritual de toda segunda-feira ver pelo menos 3 filmes com minha esposa.. tô sempre vendo títulos atuais ..coisa normal de qualquer locadorta de vídeos do país... último filme que vi que gostei muito foi Bastasdos Inglórios com o Brad Pitt, e Nacional ví, Mulher Invisível com o selton melo e com a Luana Piovanni e è proíbido Fumar com o paulo Miklos e Glória Pires. O cinema nacional ultimamente tem nos oferecido muita coisa boa, não tenho uma preferência por nenhum diretor.

Quais outros projetos alem do Silent?
Como falei em pergunta anterior toco em uma banda cover do Metallica que se chama Anesthesia como vocalista, toco em uma banda de Rock Clássico (Beatles, Deep Purple, Led, Raimbow, Casa das Máquinas) que se chama OSCARAVÉI, e um outro projeto de um amigo que toca musicas próprias e covers de (Pearl Jam, Radiohead, Bush, Stone Temple Pilots) que se chama STONE SOUL. Fora isso trabalho em uma empresa da minha família da fabricação de capas, bancos e tapetes pra automóveis!


Qual a diferença de estar atrás do palco tocando e de estar na frente cantando?
Desde muito tempo eu sempre fui apaixonado por estar no palco, não importa como seja... as duas coisas me proporcionam momentos muito bacanas, e muito distintos também... é claro que como vocalista o lance é um pouco diferente porque você é ali a cara da banda tá todo mundo te vendo e olhando pra você e você tem uma arma na mão que é o microfone que se mal usado fica tudo uma merda, e como baterista você é meio que o comandante da banda , é quem dita o ritmo, não existe espaço pra erro, se você errar a banda toda erra junto com você... mas o sentimento e a vontade de tocar é a mesma !

O Flamengo perdeu o Adriano mas foi o Jobson para manter os vínculos com os morros cariocas, e seu Vasco vai fazer o que pra sair da zona do rebaixamento?
É rapá, a coisa tá feia pra gente esse ano de novo, o Vasco vem de uma fase pós Eurico Miranda que foi um câncer no clube que tá foda sair dela... mas creio eu que esse intervalo da copa do mundo tá sendo bacana, vamos ter vários reforços ai pro segundo semestre...e no final vai dá tudo certo!

Quais os próximos projetos da banda?
Estamos terminando de compor material novo, e provavelmente começaremos as gravações do cd novo depois da copa do mundo!

Links das bandas do entrevistado
http://palcomp3.com/jiwaggo
http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/index.php?id_banda=2914
http://letras.terra.com.br/dr-jiwaggo
http://letras.terra.com.br/silent-cry
http://www.myspace.com/silentcrybr
http://pt.wikipedia.org/wiki/Silent_Cry

Nenhum comentário: