segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pop de popular, de população, de que porra é isso afim de contas?



(Foto tirada de um homem simpático e feliz / cabloco de lança, ambas em Diamantina/MG)

Depois dessa coisa martela anos na minha cabeça sempre desde que li o 1º manifesto mangue no encarte do “Da lama ao caos”, depois no 2º via internet e relendo os dois manifestos mangue essa coisa fica aqui cutucando sem resposta.

O meu pop nunca foi a tal musica pop que vejo muita gente criticas, mas era pop pra mim e também achava essa musica pop, ai fode mais ainda pra achar uma resposta pra isso...

Resolvi fazer uma pesquisa na bíblia (wikipédia), pai dos burros (não precisa falar o que é) e uma entrevista que vi uma estilista falando a um tempo que hoje não tem mais moda, vivemos estilos, e moda é considerado pop ou pop é considerado moda...?!

Segundo a bíblias: Cultura popular, cultura de massa ou cultura pop é a cultura vernácula - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão, música e editorais, bem como os veículos de divulgação de notícias. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado de uma interação contínua entre aquelas e as pessoas pertencentes à sociedade que consome os seus produtos.
Música pop (Abreviatura da palavra Popular) é um gênero musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil. É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e/ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público. Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicais.
Pop Art, movimento que usava figuras e ícones populares como tema de suas pinturas. Com o objetivo da crítica irônica ao bombardeamento da sociedade capitalista pelos objetos de consumo da época, opera com signos estéticos de cores inusitadas massificados pela publicidade e pelo consumo, usando como materiais principais: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, como de uma escala de cinquenta para um, transformando o real em hiper-real.

Para o pai dos burros: pop
(palavra inglesa)
s. f.
1. Conjunto variado de manifestações culturais que evidenciam a cultura popular.
2. O mesmo que pop music.
3. O mesmo que pop art.
adj. 2 gén. 2 núm.
adj. 2 gén. 2 núm.
4. Que é relativo à pop.
5. Que evidencia a cultura popular.

(Mais um texto sem nexo de Francisco Petrônio Araujo Costa)

------------------------
Domingo ainda é dia oficial de missa, diz que é o primeiro dia da semana que só começa ser útil na segunda, mas porque?
Se a usina siderúrgica continua nesse dia em que tudo esta fechado parecendo uma maneira de fazer o tédio nos empurrar para alguma jaula religiosa ou midiática, já que é o dia que a Veja chega com suas noticias pasteurizadas a tv tem um resumo de noticias semanais, programas de empobrecimento mental e apenas o futebol lançando algo novo para ser debatido na segunda.
Assim como a guerra, o futebol e outras coisas que diz que só acaba quando termina estamos propondo para a galera um encontro semanal aos domingos quando o sol se por no Cata-vento do Parque Ipanema.
E porque esse encontro? Para quê? Apenas para encontrarmos sem uma hora certa de começar já que o por do sol é algo previsível e não exato, assim será os encontros sem temas, sem hora de começar ou acabar.
Portando vai ser apenas um encontro e como não a temas também não temas, leve seu violão, livro, tambor, a boca pronta para falar, o ouvindo preparado para ouvir, mãos para gesticular, olhos para ver.

Nenhum comentário: