domingo, 20 de junho de 2010

Entrevista Wagão, a lenda brother.


Se Ipatinga tem Usiminas, Timoteo Acerlomital/Acesita, Coronel Fabriciano tem ele o homenzão, o mitão, a lendona, o cara que é ão ate nas vírgulas e pontos (foi preciso corta uns 500 +-).
Ele Wagão para todos e Wagner Lacerda para os íntimos.

Wagão conte um pouco da sua trajetória musical.

BOM, AOS 14 ANOS GANHEI MINHA PRIMEIRA GUITARRA, UMA JENIFER QUE GUARDO COMIGO ATÉ HOJE, APRENDI OS PRIMEIROS ACORDES NA RUA COM QUEM EU VISSE TOCANDO PELA FRENTE, JUNTAMOS AMIGOS E MONTAMOS A PRIMEIRA BANDA, NÃO SABIAMOS TOCAR MUITO BEM E NÃO TINHA BATERA, O MICROFONE ERA AMARRADO NUM CABO DE VASSOURA E FAZIAMOS A BARULHEIRA NA GARAGEM DA MINHA CASA, OS ANOS PASSARAM, FICAMOS MENOS PIORES, ARRUMAMOS UMA BATERA E TEVE INÍCIO A BANDA "CAOS" . QUEM PEGOU A BATERA ERA NOSSO BAIXISTA, O MOITA, ENTÃO PERDEMOS O BAIXO E TOCAVAMOS SEM ELE.. FIZEMOS ALGUNS SHOWS PELA CIDADE E EM ALGUMAS FESTAS DE AMIGOS. O MAIS EXPRESSIVO FOI NA COPA DO MUNDO DE 94 DURANTE O JOGO BRASIL E HOLANDA NO FAMOSO "J CAOS", O BAIRRO PASSOU A SER CHAMADO ASSIM POR CAUSA DESTA APRESENTAÇÃO, AHAHAH... DE LA PRA CÁ FORAM MUITAS BANDAS E MUITOS AMIGOS DE ROCK, ATÉ QUE O PAULISTA TROUXE DE GUARAPARI O PROJETO ZOMBIE FACTOR QUE HAVIA SE DESFEITO POR LÁ... FUI ENTÃO CHAMADO PARA REERGUER A BANDA E ASSIM SE FEZ.COMEÇAMOS ENTÃO A TOCAR MUSICAS QUE POUCOS TOCAVAM E COMEÇAMOS A TER PRESTIGIO NA CENA METAL DO VALE DO AÇO... COM A ENTRADA DO SAIMOM NA BANDA, TROQUEI A GUITARRA PELO BAIXO POR MOTIVOS ÓBVIOS, EU TOCAVA BAIXO, ELE NÃO,,ALEM DISSO ELE TOCA MAIS GUITA QUE EU, ASSIM ESTA FORMAÇÃO PERDUROU E DEU CERTO.. PARTIMOS ASSIM PARA A GRAVAÇÃO DO CD FAVELA, QUE FOI BASTANTE COMENTADO, GALGAMOS ENTÃO UMA MUDANÇA PARA SÃO PAULO COM ALGUNS SHOWS MARCADOS... NA FESTA DE DESPEDIDA OCORRERAM ATRITOS E A BANDA SE DESFEZ... SINTO SAUDADES... HOJE PERMANEÇO COM ALGUNS PROJETOS E ACABEI DE ME INGRESSAR NA GUITARRA DA BANDA KOMICUS...

Existe alguma possibilidade do Zombie Factor voltar?
NO MEU PONTO DE VISTA ACHO UMA POSSIBILIDADE REMOTA, PELO MENOS COM A MESMA FORMAÇÃO, UMA VEZ QUE O RAMON, NOSSO BATERA NÃO MORA MAIS NO VALE E NÃO TEMOS MAIS O MESMO CONTATO COM O PAULISTA. EU E O SAIMOM CONTINUAMOS JUNTOS NUM PROJETO CHAMADO “UAI?” COM ANTIGOS INTEGRANTES DA WHY NOT? ANDÃO E GUSTAVO.

Nos anos 90 as bandas de rock dividiam o cenário de mídia com os pagode, então tinha um fluxo maior de shows. Tem um monte de gente que acha que quando expõe fica uma merda, qual sua opinião sobre?
NÃO GOSTO MUITO DE EXPOSIÇÃO, PRINCIPALMENTE DO SOM PESADO. MESMO PORQUE SUA ORIGEM E SUA CARA É O UNDERGROUND. SABEMOS QUE SOMOS POUCOS, MAS SE VOCE ESCUTAR UM RIFF DE GUITARRA PESADO, SE ARREPIAR DOS PÉS À CABEÇA E SENTIR VONTADE DE RODÁ-LA, JUNTE-SE A NÓS, ISSO BASTA.

Muita gente das quais tem freqüentado eventos de rock hoje não foram no: Capitão Cachaça, Ratata, Riacho das Pedras e outros. Esses eventos fazem falta?
TALVEZ ESSES EVENTOS NÃO DARIAM CERTO NOS DIAS DE HOJE PORQUE O PÚBLICO É OUTRO, OS HEADBANGERS DA MINHA ÉPOCA JA NÃO SÃO TÃO ASSÍDUOS, TALVEZ POR OUTROS COMPROMISSOS, A CARA DA GALERA NOVA É DIFERENTE, GOSTAM DE COISAS DIFERENTES, TODOS NÓS GOSTAVAMOS DA MESMA COISA, PESO, GOLES E DIVERSÃO, VEJO HOJE UMA MISTURA DE ESTILOS EM TUDO, O METAL BRANCO TOCA JUNTO COM O NEGRO, TEM QUEM BEBA, TEM QUEM FUME, TEM QUEM SE RELACIONE COM PESSOS DO MESMO SEXO, TUDO NA MESMA PANELA. NÃO É UMA CRÍTICA DESTRUTIVA, APENAS UMA OBSERVAÇÃO... OS EVENTOS CITADOS ACIMA FAZEM PARTE DE UMA HISTÓRIA, E QUEM VIVEU, NÃO ESQUECERÁ JAMAIS... FAZEM PARTE DA ALMA DA NOSSA GERAÇÃO.

Lembro de há muitos anos, muito mesmo, em um Jovens Bandas você xingando e consequentemente brigando com uns 40 pagodeiros. E hoje você da aula praticamente para jovens do eixo pagode universitário que só tem secundarista, da vontade de xinga esses povo não?
NO EVENTO EM QUESTÃO AGI POR IMPULSO, NO CALOR DO AMBIENTE, MISTUREI UM POUCO AS COISAS, TALVEZ NÃO TINHA PERCEBIDO QUE O EVENTO NÃO SE LIMITAVA A BANDAS DE SOM EXTREMO, O IMPACTO DO EPISÓDIO FOI REALMENTE DO TAMANHO DO REAL. HOJE ANALIZANDO FRIAMENTE A COISA, POSSO DIZER QUE NÃO FARIA NOVAMENTE. O TEMPO TRAZ MATURIDADE, MAS UMA ZUADA DE VEZ EM QUANDO NÃO FAZ MAL... ODEIO PAGODE PAULISTA... E ADORO SAMBA.

Você vê alguma relação entre um abada fluorescentes e um cabelo azul de um emo?
NÃO PAREI PRA PENSAR NISSO AINDA, MAS CREIO QUE SÃO ESPÉCIES DIFERENTES. A RELAÇÃO QUE CONSIGO ENCONTRAR É QUE ACHO AMBOS MEIO VAZIOS, SEM IDEOLOGIAS CONCRETAS, UM EMBALO, NÃO QUERIA DIZER MODISMO TALVEZ POR FALTA DE CONHECIMENTO. NÃO ME ATRAI. AINDA VOU CONVERSAR COM UM EMO A RESPEITO, TENHO ALUNOS ASSIM MAS AINDA NÃO COMPREENDO ESTE SENTIMENTO AGONIZANTE, ACHO MEIO DOWN...E O SOM DESSA GALERA....SEM COMENTÁRIOS.....ESCUTO SIX FEET UNDER PRA DORMIR....


O que você ouve e tem vergonha de assumir?
NÃO TENHO VERGONHA DE ASSUMIR ESTILOS MUSICAIS, OUÇO MUITA COISA FORA DO METAL, APRENDI A APRECIAR COISAS DIFERENTES, ME SINTO MAIS INTELIGENTE QUE HÁ ANOS ATRÁS, TALVEZ POR ME PERMITIR GOSTAR DE CARLA BRUNI, BEIRUT E ARNALDO ANTUNES. ISSO NÃO É MAIS CARETA PRA MIM, ACHO QUE ABRE A MENTE. OBVIAMENTE NÃO OS TROCO POR CARCASS, MAS TÊM O SEU LUGAR. SOU UMA PESSOA SOCIAL, SOU PARTE DA SOCIEDADE, NÃO GOSTO DE OBRIGAR AS PESSOAS A ESCUTAREM METAL, PENSO QUE O METAL EXISTE PRA QUEM GOSTA DE METAL, OS OUTROS SÃO OS OUTROS, O METAL É PARA OS AMANTES, É UMA FORÇA DE ESPÍRITO, É ALGO INESPLICÁVEL, VEM DO CORAÇÃO.

O que indica de novos sons?
TENHO SIDO APRESENTADO A VÁRIAS COISAS NOVAS MAS POUCAS ME AGRADAM POR COMPLETO, SEMPRE ENCONTRO UM DEFEITO AQUI , OUTRO ALI, MAS EXISTEM COISAS INTERESSANTES. SUICIDE SILENCE, SVARTSOT, THE IMPERIAL BETRAYER, BANDA DA REGIÃO QUE VEJO COM UM GRANDE FUTURO, REALMENTE ME IMPRESSIONOU, ME FEZ LEMBRAR NOSTALGICAMENTE O ZOMBIE FACTOR, APESAR DE STILOS DIFERENTES. ELES POSSUEM A MESMA ENERGIA. A IA ME ESQUECENDO, BEHEMOTH É BRUTAL.

Tem algum projeto musical ai para vir?
COMO JA FOI CITADO ANTERIORMENTE, "UAI?" É UM PROJETO QUE CAMINHA DEVAGAR, MAS TENHO ESPERANÇA DE UM FUTURO PROMISSOR... AGORA COM OS CARAS DO KOMICUS ACHO QUE É UMA COISA MAIS PRÁTICA, ESTÁ MAIS PERTO DE ROLAR PORQUE A BANDA JA EXISTE, O INGREDIENTE PRINCIPAL QUE ME FAZ SENTIR BEM EM TOCAR COM BANDAS DESTE NAIPE É A VONTADE DE FAZER SOM PRÓPRIO COMO ESPINHA DORSAL, ACHO ISSO FANTÁSTICO E ADORO CRIAR. VAI A DICA PARA UM FESTIVAL COM BANDAS AUTORAIS... ME CHAMA.

Se o atlético ainda tivesse futebol de salão poderia ter um time só de goleiros. Opine.
O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO ESTÁ PARA O ATLETICANO ASSIM COMO DEUS ESTÁ PARA O CRENTE, É UMA COISA SEM PARÂMETROS... A FALTA DE UM GOLEIRO TITULAR NOS DEIXA TRISTE, PERDER NOS DEIXA TRISTE, A INCONSTANCIA NOS DEIXA TRISTE, A FALTA DE TÍTULOS RECENTES NOS DEIXA TRISTE, MAS QUANDO VEMOS UMA CAMISA PRETA E BRANCA PENDURADA NUM VARAL EM DIA DE TEMPESTADE, AINDA ASIM, SEMPRE E INCONDICIONALMENTE TORCEREMOS CONTRA O VENTO.......O GALO É O ÚNICO AMOR ETERNO.

OBRIGADO.....WAGNER LACERDA (WAGÃO GALO 13)

4 comentários:

Lydia disse...

boto fé no wagão, figurassa!
beijo

Iuri Cupertino disse...

Melhor professor de Biologia! É meu pai, meu mestre! Valeu WAGÃO!

thiago bonfim disse...

kkkk
o wagao e fera msmo
WAGAO ce e foda d mais
ce o melhor cara

Praxedes disse...

O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO ESTÁ PARA O ATLETICANO ASSIM COMO DEUS ESTÁ PARA O CRENTE, É UMA COISA SEM PARÂMETROS... of couse *-*