sexta-feira, 30 de abril de 2010

Onde esta meu rock’n roll?



Já começo apontando um culpado pela morte prematura do rock nacional, Los Hermanos (eu ate gosto). Vamos agora fazer uma linha do tempo e explicar melhor.

Anos 50 Roberto Calos, Carlos Imperial e alguns outros poucos cantavam rock nessas terras tupiniquins, em seguida Erasmo, Tim Maia, Simonal. Todos tomaram outros rumos assim como os cantores de rock norte americanos, por mais que essa galera lembre mais Beatles.

Anos 60 quase 70 (não sei porque se fala tanto de anos 60 se tudo que se venera desse tempo é de 68 pra frente ou estouro mesmo no inicio de 70).
Mas então tínhamos Raul, Mutantes, Seco & Molhados, Made in Brazil (Minha Vida É o Rock' N' Roll é deles e não da Velhas Virgens). E foram abrindo caminho e dando uma cara mais brasileira pra coisa ate que chega os anos 80.

Anos 80 aquele que Raul começava a década com os versos: Hey! Anos 80!/ Charrete que perdeu o condutor / Hey! Anos 80! / Melancolia e promessas de amor. Versos que retratam a cena musical de 80 com exceção do punk.

Pois perdeu mesmo o condutor já que das bandas citadas e não citadas não me lembra uma que durou ate anos 80 no auge. Raul que morreu em 89 ao contrario que muita gente acha que era estrela e sucesso de vendas só veio ter isso com a sua morte, não que ele não vendesse nem tivesse fãs, mas era bem menos que se imagina.

Os anos 80 alem de não ter chegado com grandes cantores/grupos brasileiro de rock de décadas anteriores, pelo menos abriram as portas para o tal BRock, alguns acham ótimo e outros uma bosta (tem muita coisa ruim mesmo e pouca boa, para mim). As bandas já não tinham uma fonte de inspiração incomum para boa parte dos 60/70 (Luiz Gonzaga, o do baião mesmo) isso é bom pois não ia repetir, mas os artistas vieram tão enlatados que pareciam feijoada norte americana.

Mas na metade da década de 80 deu uma melhorada com a chegada de IRA!, Titãs com o Cabeça Dinossauro (3º disco, muita gente acha que é o 1º), Ultraje a Rigor e ascensão e queda do Camisa de Venus. Nos anos 80 tambem tiveram os punks, inicio do movimento hip hop.

Vamos aos 90 um bando de muleques novos, 90% chegando à maior idade com uma banda, um disco, um monte de show, cheirando, fumando, enchendo a cara.

E principalmente bebendo na fonte do punk nacional (forró, baião, coco, brega, e o punk paulista), punk gringo, se influenciando tambem pelo mesmo Gonzagão que fez a cabeça da tropicália e ajudou a Raul criar o seu som (pra mim Raul Seixas não é rock, é Raul Seixas), não tendo respeito pela MPB (com a idade todo mundo passa a mudade opinião, normal) e tendo nojo da musica dos anos 80.

Junte isso e temos Raimundos, Hemp Family e Manguebit. Nessa década essa galera dominou o cenário musical popular dividindo espaço com o pagode de mídia (hoje temos pagode universiotario).

De Brasília tínhamos Raimundos numa gravadora, de carona DFC e Little Quail and the Mad Birds dos selos independentes ; do Rio Planet Hemp trazia na bagagem O Rappa (que nos anos 90 não tiveram a metade do sucesso dos anos 2000) e Funk Fuckers; de Pernambuco CSNZ e mundo livre s/a (se escreve com letras minúsculas mesmo).
Todas essas bandas tinham o três elementos básicos do rock’n roll sexo, drogas e o próprio, mas com um quê brasileiro.

Mas como diz acessão e queda são duas faces da mesma moeda, e em 1996 morre seis pessoas em um show do Raimundos o que faz com que eles dêem uma pausa e vão pra gringa por um tempo; 1997 Planet Hemp é preso e Chico Science morre. E ai começa o fim, já que as gravadoras queriam os novos Raimundos, Planets e Chicos vindo CBJr, O Surto, Tihuana e ate o investimento no primeiro disco do Funk Fuckers e uma grana no O Rappa (valeu a pena êh êh).

E ai chegamos ao ano 2000, Los Hermanos é a única banda que consegue fazer algo diferente e novo, ate ai mal nem um. O problema foi que eram politicamente corretos de mais e com isso jogaram anos de investimento numa cultura no lixo.

Fora que as gravadoras com os olhos que tem começaram a criar outros Los Hermanos. Mas sabemos que não é todo dia que surge uma banda como aquela e como 90% dos genéricos que apareceram era ruim se abriu espaço fico livre novamente pra sertanejo, axé, pagode agora sobre o rotulo de universitário.

Conclusão é que nos anos 90 a galera tava com uma sede de liberdade e falo ate de mais, hoje ta tudo muito correto, alem da censura popular muito guiada pelos canais de mídia e religião o povo fica numa putaria desgraçada que tem que ser cantado em versos de amor carnal e episcopal mal feitos e quando querem rebelar ouvem um axé de 5 minutos falando a mesma coisa ou um funk carioca que ele sim pode falar o que quiser. Já que tacham o funkero como pobre, feio, burro e marionete da mídia ou de quem tem grana.


Esse foi mais um texto sem nexo de Francisco Petrônio Araujo Costa.

Para ver: http://www.youtube.com/watch?v=Pr1yIdYhlL8
Para ler e ouvir: http://letras.terra.com.br/gangrena-gasosa/551383
Para baixar: Gangrena Gasosa - Smells Like a Tenda Spiríta (2000) http://www.megaupload.com/?d=97QW4IAX

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Foto do Bis Rock

3 comentários:

Augusto Nora disse...

o rock não morreu. apenas virou mendigo

Kid Vinil disse...

Pois é... Interessante seu texto, mas não acho coerente, simplesmente é a sua opinião e mesmo assim a respeito do Rock nacional, além de não está coerente com história real do rock...

Talvez os anos 80's para o rock nacional não tenha muito a acrescentar e não tinha mesmo, mas o mundo cantou o verdadeiro rock nos anos 80 onde existiam grandes festivais, que hoje nem se sonha em ter e o rock era veiculado em todos os meios de comunicação, passou de sinônimo de rebeldia para representar o som da juventude!!

O as bandas de mais expressão do rock nacional dos anos 80 eram plágios de bandas como Joy Division
The Cure e por ai vai.

É incontestável que Raimundos e Nação Zumbi fizeram muito pelo rock nacionalo, a partir dai o rock brasileiro ficou conhecido em todo mundo, onde sepultura embalado pela onda mague bit fez o cd que os levaram ao topo, Root's.

Concordo que o rock nacional foi uma merda e que nos anos noventa o brasil encontrou sua característica, mas quando falar de rock especifique melhor por todos que entendem um pouquinho de rock sabe que a época do rock foi 80 é só fazer uma singela pesquisa, leia o livro Almanaque do Rock ...

Kid Vinil disse...

Pois é... Interessante seu texto, mas não acho coerente, simplesmente é a sua opinião e mesmo assim a respeito do Rock nacional, além de não está coerente com história real do rock...

Talvez os anos 80's para o rock nacional não tenha muito a acrescentar e não tinha mesmo, mas o mundo cantou o verdadeiro rock nos anos 80 onde existiam grandes festivais, que hoje nem se sonha em ter e o rock era veiculado em todos os meios de comunicação, passou de sinônimo de rebeldia para representar o som da juventude!!

O as bandas de mais expressão do rock nacional dos anos 80 eram plágios de bandas como Joy Division
The Cure e por ai vai.

É incontestável que Raimundos e Nação Zumbi fizeram muito pelo rock nacionalo, a partir dai o rock brasileiro ficou conhecido em todo mundo, onde sepultura embalado pela onda mague bit fez o cd que os levaram ao topo, Root's.

Concordo que o rock nacional foi uma merda e que nos anos noventa o brasil encontrou sua característica, mas quando falar de rock especifique melhor por todos que entendem um pouquinho de rock sabe que a época do rock foi 80 é só fazer uma singela pesquisa, leia o livro Almanaque do Rock...