sexta-feira, 15 de julho de 2011

Congresso Fora do Eixo Minas 2011

O Festival Escambo também será palco de um importante encontro da rede de produção independente que mais cresce no país. Trata-se do Congresso Fora do Eixo Minas, momento de integração off-line entre os agentes do Circuito Fora do Eixo.
Apresentação
Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, através da música independente.  Hoje, conta com 75 coletivos e representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.

Já havendo sido realizado em Cuiabá-MT (Espaço Cubo), em Rio Branco-AC (Coletivo Catraia) e em Uberlândia- MG (Coletivo Goma), o Congresso é uma das maiores ações da rede  Circuito Fora do Eixo e seu histórico vem demonstrando a capacidade de aglutinar e mobilizar grupos para discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural. Em 2010 foi detectada a importância da realização de Congressos Regionais, que já pudessem levar para o Regional alguns direcionamentos.

E em 2011 a Regional MG - ES realizará também um Congresso Estadual Minas, em Sabará - MG, sediado pelo Coletivo Fórceps que terá como principal foco o Circuito Mineiro de Festivias Independentes. 

Circuito Mineiro de Festivais Independentes, ou CMFI, como é conhecido, é a plataforma que aproxima os processos de gestão e produção dos festivais independentes mineiros, com o intuito de promover a circulação de artistas, fomentar os cenários locais e difundir a cultura paralela aos mecanismos de massa, formando público e agentes culturais pelo Estado.

O calendário 2011 do circuito ocupa o segundo semestre, em praticamente todas as regiões do Estado, começando por Sabará, tendo seu lançamento na programação do Congresso. A partir daí, percorre Sete Lagoas, Barbacena, Ribeirão das Neves, Patos de Minas, Ipatinga, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vespasiano.

Além dos Pontos Fora do Eixo, o debate será aberto a outros grupos e indivíduos que tenham o interesse em participar. Ressalte-se que todo o conteúdo será disponibilizado na internet, à exemplo dos anos anteriores.

A programação prevê debates, grupos de trabalho e painéis e será realizada integralmente naEscola Municipal Padre Sebastião Tirino (Rua Marieta Machado, s/n -, Centro, Sabará MG).


Metodologia
GT´s (grupos de trabalho)

Conceito
Os grupos de trabalho (GT´s) visam trabalhar as demandas internas do Circuito Fora do Eixo e do Circuito Mineiro de Festivais Independentes. Os Grupos dirigem as discussões considerando suas especificidades e são representados por membros dos coletivos mineiros.

Plano de trabalho
Os Gt´s acontecem entre os dias 19 e 21 de julho de 2011, simultaneamente, e serão divididos em sete eixos temáticos: Comunicação, Sustentabilidade, Música, FEL, Palco, Poéticas Visuais e Distribuição.

Programação

Segunda (18/07/2011)

14:00 às 18:00 - Recepção e Credenciamento                       

19:00 - Coquetel de Abertura

Terça-feira (19/07/2011)

Nenhum comentário: