sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hoje o dia é nosso mas a festa é sua dia 14

Retrospectiva

De 1 para 2 anos ou de 2011 para 2012

Começamos 2011 no dia na quarta-feira 6 de janeiro com uma Noite do Vinil do Vinil no Sucata para comemorar nosso primeiro aniversário com direito a bolo, cerveja e amigos. Na época o Coletivo ainda contava com Francisco Petrônio (Xyku), Ráysa Fernandes e Guilherme Miranda, e com um leque de colaboradores grande como o advogado Deivid Julio(Taroba), o estudante de engenharia Filipe Ribeiro, a jornalista Edlayne de Paula, o cientista social Kelson Bueno, a estudante de comunicação Isadora Zeferino, a professora Mª Rita e o advogado José Francisco. Junto a essas pessoas o bar teveuma circulação de 250 pessoas mais ou menos, onde foram distribuídas 150 cartilhas com a historia do Pé-de-cabra ate chegar ao formato de Coletivo. E Taroba volta a integrar o Coletivo...
Recebemos a noticia da aprovação do Balido na Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Grito Rock
Nos dias 26 e 27 de março realizamos a nossa segunda edição do Grito Rock, tivemos o retorno do Taroba ao Coletivo que foi fundamental em nossos bate e bocas com os sangue sugas do Ecad. Tambem vieram os agente do FEM (Fora do Eixo Minas) Flavio Char Char e Paula Forceps. O Festival contou com as banda: Alice Narcoléptica, Atomicos Mc´s, Os Capiau, Eternal Hope, Fall'n Grace, Flor de Gaia, Scion Of Hybrios, Silent Cry, Eternal Ilusion, Laranja Serra D´Água, xCOERENCIAx, Jobão, Galanga, Zimun, The Imperial Betrayer, RastaCourage, The Mary Go Round, Dj Cabelo.  Link foto: Sabado, Domingo
Após o evento os membros Guilherme e Ráysa se desligaram do Coletivo se dedicando a outras atividades culturais pelo Vale do Aço, Guilherme ainda contribuiu com o Coletivo na montagem do projeto do terceiro Balido enviado para o edital de Lei de Incetivo a Cultura de MG.

Festa da Mentira
Dia 09 de abril aconteceu a 5ª edição da Festa da Mentira, evento esse que alem de ter contado em sua existência com diversas bandas da região dos mais destintos estilos musicais passaram tambem artistas comoOs Pedrero (ES) e Rockz (RJ). E no quinto aniversario quem fez a festa foram as bandas: Os Capiau, Fall’n Grace, Alcatéia, Leptospirose, Gustão & Os BreckandDeckers, e quem encerrou a noite foi o DJ Cabelo.  Link: veja mais  Link : foto
Após a festa foi a vez de Deivid deixar o Coletivo para se dedicar aos estudos na capital.

Reduzindo o Ritmo
Após a Festa da Mentira o Coletivo se dedicou as reuniões abertas para trazer novas pessoas ao grupo, realizando reuniões no Parque Ipanema e nas casas dos interessados Goretti Zeferino, Xyku Petrônio e Vinicius Rodrigues.
Durante este meio tempo o Coletivo foi convidado por Camila Andrade para fazer uma fala sobre produção e economia cultural para os cursos de Comunicação e Administração do Centro Universitario do Leste de Minas - Unileste. O que seria uma fala breve acabou se estendendo devido o interesse despertado do professore e alunos que se sentiram estimulados e questionaram de forma direta e indireta a querer saberem mais do Pé-de-cabra, por alguns terem ido aos eventos ou por terem conhecimento através das redes sociais ou imprense local. Na ocasião o Coeltivo foi representando Francisco Petrônio e Rodrigo Souza.

Junho
Realizamos o Fórum Mineiro de Musica, com 44 pessoas na plateia. Sendo 90% das pessoas público dos nossos eventos, e mais da metade exclusivamente publico, deixando claro a preocupação do publico com o que vem acontecendo no cenário musical da região.

Julho
No dia 7 de julho fizemos nossa primeira parceria com a casa de shows Oficina’s Pub de Governador Valadares, realizando o show da banda baiana Vendo 147.
18 de julho Xyku, Patrick Moreira e Ioxi foram pro Congresso Mineiro doFora do Eixo e depois para o Festival Escambo em Sabará. De lá Xykujá saiu com o Balido traçado na cabeça, pois ate então a ideia era outra totalmente diferente...
No dia 29 de julho fizemos a primeira Noite Fora do Eixo em GV com os show das bandas mineiras Basura (Sabará) e Clube dos Canalhas (GV), do interior paulista Nullius Avarus e Os Relpis. O show foi histórico pro ter lotado a casa após ter a visita dos sempre gentis homens da lei, de vários setores; nessa ordem: Juizado de Menores, Vigilância Sanitária, Ordem dos Músicos do Brasil, Policia Militar, Civil, Delegado, Policia Federal. Neste show contamos com a Náiada Sten dando uma força na divulgação.
No dia 30 caímos na estrada para Ipatinga as 4 bandas e mais uma vez experimentamos um novo local para shows que foi a quadra da escola municipal Barnabé, onde alem das bandas que se apresentaram em GV tocou também o Dj Cabelo, e teve tambem a exposição de poesias do Ogait e a Camila Andrade organizou uma exposição de pinturas em tecido.

Agosto
Tivemos uma reunião com o Bom Ré Mi Fá onde fechamos o show da banda Galanga de Ouro Preto.

Setembro

Emplacamos duas Noite Fora do Eixo seguida no Oficina’s Pub sendo dia 02 os baianos do Garboso e dia 03 a banda argentina Malaquerencia que viraram lenda na cidade e fizeram uma musica com Gaspar.
Dia 03 a banda Galanga se apresentou no Bom Ré Mi Fá.
TamirisEusebio foi para o Festival Transborda (BH) através do Edital de Vivencia do Circuito Mineiro de Festivais.
Após o Festival Balido aconteceu uma confraternização na casa do Xyku com todos que ajudaram no Festival e/ou tocaram.

Festival Balido
Dia 31 começou o Festival com transmissão da WebRaido Fora do Eixo no Sucata Bar enquanto rolava a Noite do Vinil. Nesse dia começaram a chegar agente do FEM Leticia Rezende, Luiza Guedes e Mayara Barbosa, ainda rolou um bate papo com interessados pelo Fora do Eixo, estiveram nesse papo Thiago Moreira, Victor Hiroshi, um brother do Victor, Mariana Guimarães. No fim da noite Leth fez uma entrevista com Murilo Bastos para a WebRadio.
Dia 1 começou a chegada dos a gententes do FEM Luciano Viana, RaissaGalvão e Gian Martins. A noite aconteceu a Oficina de Midialivrismo que contou com 19 pessoas e delas saíram a espinha do Coletivo ou seja muitos viraram membros: Orlando Junior, Juliana Furtado, NoeliaBonfim, Tamiris Eusebio, Luana Kelem, Barbara Castro, Freddy Cosme, Hofner Moraes.
Dia 2 começou com uma queda de energia onde deslocaram todos da casa do Xyku para o Ipaminas, depois voltaram para a casa do Xyku com a banda Malaquerencia que a noite fez um debate sobre a situação da musica autoral na America do Sul. Depois demos continuidade a Oficina de Midialivrismo e posteriormente fomos alunos, oficineiros, FernandoSiman presidente do D.A. Da FADIPA e a banda para noite.
Dia 3 e 4 rolaram os shows das bandas: The Mary Go Round, Uganga, Festenkois, Zeferina Bomba, Rael da Rima, Gustão e osBreckandDekers, Cigarro Picado, Eternal Hope, Candeeiro Encantado, Dibigode, Galanga, Malequerência, Forgotten Boys, Congado João Paulo 1º e Dj Cabelo. Vamos deixas os links para galera conferir, porque quem foi foi quem não foi com certeza ouviu falar sobre o festiva, que alem de musica teve Varal da Arte e intervenção de grafite no palco  Link: leia mais Link: veja mais Link: foto

Outubro
Dia primeiro de Outubro começou bonito com a primeira Noite Fora do Eixo em Ipatinga com shows das bandas Ladrão (RJ) e Mad Matters (GO) no Galeria do Rock em Ipatinga, e o agente do FEM Tassio Lopes esteve na cidade ajudando na realização do evento. No segundo dia do mês partimos para Governador Valadares onde as bandas tocaram em parceria do Coletivo com o Oficina´s Pub e la trocamos ideia com Jonny Coelho e FelipeValderama para montar um coletivo na cidade. Link: foto
Dia 29 aconteceu outra Noite Fora do Eixo as bandas Macaco Bong e PEZ da Argentina, alem dos shows que foram excelentes aconteceu tambem uma discotecgem realizada pela Tamiris, o publico fez bonito mais uma vez gritando por mais e riscando as paredes do bar fazendo uma grande intervenção artística.  Link: foto

Em outubro começamos a realização semanal da Noite do Vinil no bar Cultura & Cana.
Aconteceu a entrada de Esdras Aurélio e Eduardo Galeto durantes reuniões em Ipatinga e Timoteo.
Durante as Noites do Vinil no Cultura & Cana muitas pessoas foram se aproximando do Coletivo e posteriormente integrando-o, entre eles Thais Fulin, Italo Campos e Rodrigo Miranda.

NOVEMBRO
Luana foi selecionada pelo Edital de Vivência e viajou no dia 17 de Novembro rumo ao Festival Novas Tendências em Uberaba, e para o Festival Goma em Uberlândia, para cobertura colaborativa. Festivais esses que fazem parte do Circuito Mineiro deFestivais Independentes (CMFI). Link: leia mais
Dia 30 em mais uma parceria com o Oficina's Pub a banda Ini se apresentou em Valadares.
Durante o més de novembro tambem começamos a desenvolver diálogos de parceria com a banda Flor de Gaia.
Hofner deixou o Coletivo, e tivemos uma reunião em Coronel Fabriciano onde Medão entrou pro Coletivo.

Dezembro o més do tudo ao mesmo tempo agora
Dia 01 realizamos um Noite Fora do Eixo especial de lançamento do site Flasheria.com com a banda INI  que estava relançando seu álbum a Caixa do Macaco e novamente discotecagem da Tamiris. Link foto
Dia 09/12 aconteceu outra Noite Fora do Eixo em parceria com o bar Sucata que comemorava aniversario e teve a apresentação das bandas Pequena Morte de Belo Horizonte, Flor de Gaia de Timóteo e discotecagem de Julia Dibioge (BH). Link: leia mais Link: leia mais
Dia 10 Ruimar foi para SP fazer um curso de produção de trilha sonora com Dado Vila-Lobos, ex guitarrista do Legião Urbana. E de la ficou no Congresso Fora do Eixo.
Dia 11 nove pessoas partiram para o IV Congresso Fora do Eixo, que aconteceu do dia 11 a 18 de Dezembro em São Paulo.
Durante o congresso Rodrigo fez vivencia de Web Radio.

Na véspera do Natal, dia 24, realizamos na Praça da Sankyu no bairro Cidade Nobre a Feira da Barganha, que foi aprovado pelo edital Banca Aberta 2011. Link : leia mais  Link: foto
E teve a volta da Noite do Vinil ao Sucata Bar.

2012
Dia 14 vamos comemorar, se liga na ideia

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS QUE NOS AJUDARAM DE MANEIRA DIRETA OU INDIRETA NÃO CITAMOS AS REUNIÕES NA PREFEITURA POIS PERDEMOS A CONTA DE QUANTAS FORAM, MAS DE LA VALE CITAR E AGRADECER DE + AO CHICÃO E A MEL