terça-feira, 20 de março de 2012

AINDA ECOA

Passados os quatro GritoRock da nossa região, projeto que começou no 4º Congresso Fora doEixo lá em São Paulo em dezembro de 2011 e foi sendo esboçado até a primeira reunião da galera que foi ao Congresso, Coletivos Pé-de-Cabra, Rejunte e Conteúdo Avulso e os Coletivos Pedra Negra e Buteco do Portuga que não pode ir ao congresso.

Xyku na reunião do Fórum da Musica no 4º Congresso Fora do Eixo


Depois nos encontramos em Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Governador Valadares (onde foi nosso primeiro encontro com Pedra Negra).

Reunião do CoLeste em Timóteo 

Em fevereiro a Mel deFaria (Pé-de-Cabra) foi fazer uma vivência no Fórceps (Coletivo de Sabará/MG), no mesmo mês em que também aconteceu em CoronelFabriciano uma ação da Poéticas Visuas juntamente com o NósAmbiente puxada por Esdras Aurelio (do Pé-de-cabra), participação de Bárbara Castro (Rejunte) e colaboradores. Xyku foi a GovernadorValadares encontrar com o Pedra Negra falar do RoLe (Rota do Leste, que falaremos mais abaixo) e a Belo Horizonte conhecer a CAFE MINAS (Casa Fora do Eixo Minas).

ação FLORES PARA O CORONEL realizada pelo Coletivo Pé-de-Cabra e artistas colaboradores 

Já em março é preparada a primeira reunião do CoLeste (Coletivos do Leste Mineiro) onde estiveram presentes além dos Coletivos, os membros da CAFEMINAS, Tassio Lopes (membro do Goma) e Letícia Resende (membro do Megalozebu). Aconteceu no mesmo fim de semana o primeiro Grito Rock de Coronel Fabriciano e a primeira ação do Conteúdo Avulso onde começamos a ver os pontos positivos do RoLe e o quanto ele era importante para a consolidação do CoLeste.

Reunião do CoLeste com os membros da CAFE BH Tassio e Leticia

Entre o Grito Rock de Coronel Fabriciano e o de Ipatinga tivemos uma péssima noticia que foi o cancelamento do Grito Rock em Santana do Paraíso, mas nem por isso o Buteco du Portuga deixou de atuar no RoLe; pois estavam sempre atentos nas novidades que vinham do CoLeste e FEM (Fora do EixoMinas). Além de que atuaram de forma fundamental na execução do bar no Grito Rock Ipatinga. 


Agora falando especificamente do nosso Grito Rock foi uma experiencia muito nova e mega positiva. Pois foi o primeiro evento dessa fase (pós Balido) do Coletivo (Pé-de-cabra) pensando e executado por todo o Coletivo e não pautado pelo Xyku executado em grupo.

Banda Tulús (ARGENTINA) tocando no Grito Rock Ipatinga

Fora o fato já citado temos que ressaltar a experiencia que foi retirar o Grito Rock do Parque Ipanema. Muita gente comentou que devíamos fazer um manifesto entre outras coisas em relação a PMI (Prefeitura Municipal deIpatinga). Mas o que fizemos que foi não entregar o evento de bandeja para eles. Outro ponto foi a capacidade de fazer do Grito Rock no bairro Cariru, um laboratório onde fizemos classes sociais e culturais se deslocarem até um local fechado e se misturarem formando uma massa homogênia. Galera esta que parou para ver, interagir e aplaudir o artista cênico Rubem Leite.

Intervenção LOUCOS DE RUA do artista Rubem Leite


-Não vamos falar mais do nosso Grito porque pros pais o filho é sempre lindo e o melhor (rs)-


Durante a semana fomos preparando a saída do RoLe do Vale do Aço, onde foi a primeira cidade onde se apresentaram as quatro bandas da rota (já que o Juninho do Cigarro Picado estava se recuperando de um problema de saúde): Cigarro Picado, Flor de Gaia, Eternal Hope e Sapiranga.

Xyku Fiot (Pé-de-cabra), Bruna Roque (artes visuais) e Rui Poubel (Banda Sapiranga e Pé-de-cabra)  a caminho de Gov. Valadares


Fora as bandas, também chegou a cidade do Pedra Negra a ExpoGrito com obras de Esdras Aurélio, Bruna Roque e Lincoln Passos.
Em Governador Valadares começaram os problemas com a chuva, mas como diz o ditado “há males que vem para o bem”, pois o evento seria em dois lugares (Praça dos Pioneiros e Oficina's Pub), acabou que aconteceu apenas no Oficina's Pub.

Poema "para o dia morte do meu filho" de Sérgio Lopes Filho (GV) e pôsteres Marilyns-Who de Lincoln Passos (BH)
O ponto positivo foi uma ação das ações que se juntaram em um lugar só formando de novo a tal massa homogênia. Os vídeos "café para dois" da BrunaRoque e "desfazendo uma paixão" do Esdras Aurélio foram projetados na parede de frente o bar, a banquinha recebeu elogios e as bandas da rota fizeram bonito, tanto que devem voltar em breve a cidade. Sem contar a receptividade que tivemos (Pé-de-cabra, expositores e bandas = todo o RoLe).

Projeção do vídeo "café para dois" de Bruna Roque em Gov. Valadares
Em Timóteo a chuva continuou castigando, mas nada que atrapalhasse o andar da carruagem. O GR deles marcou o lançamento do Coletivo e os desmembramento do Pé-de-cabra (eles já vinham atuando em nosso Coletivo desde o Balido...).


O melhor foi ver que o Grito deles começou na quarta-feira com a tradicional Noite do Vinil, vídeos do RoLe, e o filme da DF5 Bollywood Dreams, continuou na quinta com o teatro (na verdade o Grito EnCena deles começou dia 05 de março na Praça do Coreto). Sábado de manha mudança de local o evento que era de graça se tornou pago e mesmo assim o publico esteve lá firme e forte e surpreendendo a todos com o quanto interagiam com a ação geral.

Publico no Grito Rock Timóteo 
Segue o link de alguns videos




Em breve MAIS sobre o RoLe, até a próxima,


Xyku Fiot

2 comentários:

Simone Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Vieira disse...

Viva a diversidade! E que cresça sempre.