quinta-feira, 8 de setembro de 2011

1+1=muitos

Balido 2011, o que falar? Muito, mas vai faltar muito ainda para falar, mas vamos falar dos trabalhos locais.

Começamos na quarta oficialmente a programação do FESTIVAL BALIDO DE ARTES INDEPENDENTES 2011, lá tivemos o primeiro contato profissional com o Vitor (Japonês) que já havia ido à primeira edição do Festival. A partir deste momento ele se colocou disposto a ajudar a equipe do FEM (Fora do Eixo Minas/Pé-de-cabra) e ficou definido que ele ficaria na instrumentoteca sendo nosso anjo da guarda, pois ate eletricista ele foi.

Na quarta também fizemos transmissão ao vivo da webradio Fora Do Eixo direto do Sucata onde tocou musicas de todas as bandas que se apresentaram no Festival e ocorreu tambem uma entrevista com o Murilão dos BreckandDeckers.

Na quinta tivemos o inicio das oficinas, onde tivemos 18 presentes, sendo que 11 atuaram diretamente e de forma fundamental na divulgação do evento e captação de material para acervo audiovisual do Coletivo/Circuito/Festival/Bandas.

Na sexta o pessoal da oficina continua com força total junto a um debate com o MUCC (Músicos Convocados de Córdoba), do qual fomos convidados por Fernadinho presidente do D.A. da FADIPA para realizar este debate no auditório da Faculdade. De lá fomos para um bar ter nossa primeira interação boêmica junto com os músicos do Malaquerencia (ARG), Fernandinho, alunos da oficina e publico do debate. E os hermanos deram uma palhinha do show no bar.

No sábado começou as apresentações artísticas do Festival, onde tivemos inicio com o Congado João Paulo 1º de forma muito bonita e fazendo muitas pessoas conheceram o nosso tambor, o tambor mineiro e saber que não é só Pernambuco/maracatu que é musica orgânica. Ainda tivemos show do The Mary Go Round que mostrou que possível fazer musica experimental e pesada. Para fechar a noite tivemos Gustão & Os BreckandDeckers mostrando seu melhor show e como sempre com participação do publico.

Ainda no sábado tivemos o inicio do Varal da Arte e a intervenção de grafite do Dodo.

Já no domingo tudo estava mais bonito e um certo ar de nervosismo pois parecia que nosso mundo iria acabar ali, pois tudo andava muito perfeito. No domingo queria dar destaque ao show do Cigarro Picado que entrou na programação após o Suíte Para Orixás ter datas esbarando na agenda e não poderem vir. Mas para nos foi mais uma vitória, na verdade uma grande vitória.

Já que é uma banda consagrada da região e conhecida por covers, mas desde o Forum Mineiro de Musica em junho vem dialogando com a gente. E segundo o Fred 'acompanhou todo o processo criativo da banda pela internet onde a banda postava que estava fazendo musicas para o Festival e que as musicas da banda não perdiam nada para as covers que eles faziam de Led, Beatles, Doors e ... Fred também falou que não entendia porque não faziam mais shows autorais.

No domingo também tivemos shows de Candeeiro Encantando que com a apresentação no Balido passado mostrou seu trabalho para o mundo através da cobertura colaborativa e o reconhecimento/repercussão da qualidade fez com que emplacassem no Musica Minas, primeiro show acontece neste domingo no Festival Marreco (Patos de Minas). Teve também Eternal Hope que rendeu muito no almoço na segunda com o pessoal do Dibigode elogiando a banda e sua performasse de palco.

Mas o que foi mais bonito foi ver a consolidação do Balido em menos de um ano de um para o outro, ou seja na sua segunda edição. E através dele as pessoas entenderem o que é uma ação coletiva, a partir dai o coletivo não é mais o Xyku/Petrônio e volta a ser coletivo.

E vamo que vamo balindo pelo mundo. 

Texto: Francisco Petrônio

3 comentários:

cigarro picado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cigarro picado disse...

Essa vitória também nossa, pois apesar de termos o trabalho autoral nunca foi possível apresentar-lo completamente.
O Festival Balido nos abriu esta porta, fizemos nosso primeiro show EXCLUSIVAMENTE autoral, e foi um êxtase total o problema é que isto vicia, rsrsr...
Estamos buscando novas oportunidades (diga-se de passagem estão fluindo bem) e em breve apresentaremos este trabalho novamente.
Estamos super satisfeitos com o resultado obtido, estamos viabilizando CD, não sabemos ainda se faremos um demo, EP ou disco, mas o que importa é que ele virá.

Agradecemos a todos em especial ao Xyku, daqui pra frente onde houver o Cigarro Picado haverá também uma bandeira do Coletivo Pé de Cabra e do Fora de Eixo Minas.

Forte abraço do Cigarro Picado.

Raíssa Galvão disse...

Xyku, fico realmente emocionada ao ler esse texto. Ele retrata bem como é a nossa forma de trabalho, colaborativa.
Mostramos que juntos podemos fazer muito mais e que é sempre mais gostoso trabalhar assim, o que nos dá mais ânimo pra continuar.
Estou ansiosa para ver os frutos que esse festival vai gerar em Ipatinga e no Pé de Cabra!