quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fora do Eixo Comunica #0.11




No ar - #6 Diário Oficial Fora do Eixo
Trazendo o balanço de indicadores das frentes temáticas, mediadoras e produtoras do Fora do Eixo do mês de abril, o DOFE desse mês tem na capa a campanha do Catarse, plano de parceria em card estabelecida pela Casa FDE com empresa de sonorização e balanço financeiro da Casa. Como veículo de divulgação da rede, nessa edição você também pode conferir o resultado do Edital de Intercâmbio de Saberes e da Vivência do designer na CAFE. Leia mais.



Resultado do Edital do Intercâmbio de Saberes



A X Feira da Música de Fortaleza (CE) disponibilizou um edital para selecionar propostas de pontos Fora do Eixo de todo Brasil, para participarem do Intercâmbio de Saberes. Foram 22 inscritos e 11 selecionados, através de um júri composto pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e Universidade Fora do Eixo (UniFdE). A proposta do Edital é o aperfeiçoamento profissional dos agentes dos coletivos e também da Feira. Todos os selecionados serão convocados via email. Confira aqui a lista dos nomes selecionados.



Preenchida a vaga de vivência para Designer na Casa Fora do Eixo SP




Depois de 1 mês que a Casa Fora do Eixo de São Paulo abriu as inscrições para a Vivência Fora do Eixo, o Centro Multimídia e a UniFdE selecionaram quem irá participar do sistema de trocas de tecnologias que a casa oferece. João Paulo Gomes e Lopes foi o nome escolhido para preencher essa vaga na Frente de Designer. João é do coletivo Sem Paredes, de Juiz de Fora/MG, e ficará 7 meses na Casa FdE SP. Mais informações aqui!)

CPI do ECAD


Em meio à polêmica sobre a revisão da lei regulatória do direito autoral no Brasil e após denúncias de repasses indevidos de verbas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (ECAD), a mesa diretora doSenado Federal recebeu nesta semana um documento assinado por 27 senadoressolicitando a abertura de uma CPI para investigar as supostas irregularidades na entidade.

A iniciativa do Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) obteve apoio de parlamentares tanto da base aliada do governo, quanto da oposição. Confira a lista completa aqui.


Fora do Eixo na TRIP



Esse mês a Revista Trip lançou uma matéria sobre o FdE , que ganhou sete páginas do seu conteúdo. O repórter e fotógrafo Bruno Torturra Nogueira retrata a rede do Circuito Fora do Eixo ilustrando como é a vivência na sede nacional instalada em São Paulo, a Casa Fora do Eixo. A reportagem inclui artigos de Alê Youssef e Ronaldo Lemos e trata principalmente do debate de políticas públicas na área da cultura e da revolução de comportamento proposta pela rede de coletivos. Confira a matéria na íntegra



Circuito de Festivais na Amazônia




De 07 a 11 de Maio, focados na premissa de otimizar a circulação na região Norte, dialogar com MinC e Comissão dos Pontos de Cultura de Belém, além do planejamento para o Festival Fora do Eixo Amazônia, os coletivos Palafita (AP), Difusão (AM), Casa Fora do Eixo São Paulo e Agência Fora do Eixo, representada por Anderson Foca (Festival DoSol - RN), reuniram-se no Casarão Floresta Sonora (PA), para firmar o compromisso de potencializar a cena na Região Norte. Depois de 15 horas de discussão, muitas demandas foram tiradas e planejadas para a realização do Festival FDE Norte, que se realizará na primeira semana do mês de Outubro, com a presença de mais de 20 bandas, além da ressignificação da cultura nortista, que agregará diversas linguagens artísticas. Mais informações aqui!


Rádio Livre FdE






Com o objetivo de estimular a produção de conteúdo radiofônico, promover a aproximação dos agentes e a divulgação de artistas independentes, o núcleo daWeb Rádio FdE lança a Rádio Livre FdE. Depois da experiência com os programas Web Rádio Fora do Eixo Ao Vivo (2009) e Ligue os Pontos (2010), esse novo projeto da rádio propõe programas às segundas, terças e quartas-feiras, que irão veicular pílulas (entrevistas gravadas e editadas pelos Pontos FDE) e playlist, com bandas ligadas a Agência FdE e FdE Discos. Siga o twiter: @webradiofde.



Turnê Fora do Eixo Minas com a banda Tereza




O Fora do Eixo Minas (FEM) organiza turnês no estado de Minas Gerais desde 2009, mas, pela primeira vez, está trabalhando integralmente com a plataforma do Toque no Brasil. Entre as mais de 170 bandas inscritas, a escolhida foi a cariocaTereza, que vai espalhar seu rock despojado por Belo Horizonte, Sete Lagoas, Vespasiano, Juiz de Fora e Poços de Caldas em 5 dias de shows. No próximo mês a banda que entra em circulação em Minas Gerais é revelação goiana Gloom. Saiba mais sobre a turnê aqui!









Universidade Fora do Eixo participa de curso para gestores culturais em rede internacional




A Rede Sulamericana de Danza e aCultura Senda realizam, entre os meses de julho e novembro, a Red en movimiento 2.0. Um curso virtual, gratuito e voltado para gestão cultural, processos colaborativos e tecnologias para implementação desses meios na América Latina. A Universidade Livre Fora do Eixo participará do curso como docente em um dos 5 módulos oferecidos, o 4°, que foca na sustentabilidade de processos colaborativos.

A Red en Movimiento é voltada à artistas, produtores, jornalistas e visa formar multiplicadores de nova tecnologias de gestão e metodologia de trabalho em rede. As inscrições estão abertas, vão até 15 de junho e o resultado será divulgado em julho. Para saber mais sobre a rede e se inscrever no curso, acesse aqui!

Inscrições abertas para o OrFEL #1



Depois do grande sucesso da primeira edição doOrFEL, o fanzine da Fora do Eixo Letras(FEL) marcou a estreia da editora FEL em parceria com o Núcleo de Poéticas Visuais do FDE. O projeto encerrou, no dia 17/05 as inscrições para receber textos para sua segunda edição,que circulará também pelosFestivais Fora do Eixo. Aguardem o resultado das obras selecionadas. Saiba mais aqui!



Primeira sede FdE em Santa Catarina




Ponto Fora do Eixo no sul do Brasil, o Coletivo Barriga Verde conquistou seu CNPJ e acaba de estabelecer uma sede no centro de Rio Grande do Sul. O prédio, uma antiga cervejaria e pizzarria, está localizado próximo a universidade e a outros pontos frequentados pela juventude da cidade. Para mostrar um pouco do espaço que funcionará mais essa casa do Fora do Eixo, o pessoal do Barriga produziu um vídeo onde fazem um passeio por toda sede.


Fora do Eixo Minas estabelece parceria com Rádio UFMG Educativa









A rádio da Universidade Federal de Minas Gerais está abrindo espaço para tocar músicas de bandas ligadas ao Circuito Fora do Eixo. A proposta inicial prioriza a inserção da música instrumental na programação. Outra parceria firmada por meio do Coletivo Pegada são a veiculação de um programa do coletivo e a cobertura do Festival Transborda. Além disso, a equipe da rádio oferece uma oficina de rádio comunitária no Festival Pá na Pedra, do coletivo Semifusa.
Para enviar as músicas para a Rádio UFMG Educativa, entre em contato pelo email maribgoncalves@gmail.com.
Escute online ou sintonize 104,5 FM na região da grande Belo Horizonte.


Reunião do CNC com presença do Fora do Eixo



Durante os dias 9 e 10 de maio, o Conselho Nacional de Cinelcubes (CNC) realizou a primeira reunião de sua diretoria do ano. O encontro aconteceu na cidade Atibaia/SP, durante o 6º Festival de Atibaia Internacional de Audiovisual. E o Fora do Eixo esteve presente com Thiago Dezan, representando a rede e os cineclubes filiados ao CNC da região Centro-Oeste. “O Clube de Cinema (CdC) vem se articulando em várias esferas do cinema brasileiro e o CNC representa uma fatia importante desse cenário, pois é uma entidade com mais de 50 anos que serve de guarda-chuva para os cineclubes do país”, relata Thiago Dezan, um dos coordenadores do CdC.


Feedback do Compacto.TXT




As inscrições para o primeiroCompacto.TXT encerraram-se no último dia 7. Essa ação da Fora do Eixo Letras teve 28 escritores inscritos, que passarão por uma seleção que resultará na escolha dos 5 melhores trabalhos. A curadoria será feita pelo núcleo durável da FEL e pelos colaboradores que tenham interesse em participar. Os escolhidos serão enviados à lista nacional doscoletivos Fora do Eixo para votação, sendo que cada coletivo tem direito a 2 votos. Os selecionados serão publicados na primeira e segunda edição do Compacto.TXT, respectivamente nos meses de junho e julho.



Coletivo Peleja realiza sua 1ª SEDA




Em maio o coletivo Peleja, de Patos de Minas/MG, irá produzir a 1ª Semana do Audiovisual (SEDA), um projeto realizado pelo Clube de Cinema Fora do Eixo. Integrando o calendário da Fenamilho, a feira anual mais importante da cidade, o evento acontecerá de 20 à 26 de maio no Teatro Municipal de Patos. A programação conta com oficinas gratuitas, mostras de vídeo e shows de várias bandas. Por falar em shows, eles serão divididos em dois palcos: Palco Alternativo Fora do Eixo, onde se apresentarão bandas parceiras da rede e no palco “Um Outro Som da Fazendinha”. Confira mais informações da SEDA, edição Patos de Minas, nesse link.

Colcheia participa de curso de capacitação com Rômulo Avelar




O ponto de articulação do Fora do Eixo em Sete Lagoas(MG) participou, nas duas últimas semanas, de um curso de Produção e Gestão Cultural com Rômulo Avelar, notoriedade no cenário cultural do país e que integrou uma mesa redonda no último COFE (Congresso Fora do Eixo). O curso permitiu ao coletivo perceber lacunas na produção de seus eventos, dicas sobre leis de incentivo e sobre a relação do produtor com empresas, público e poder público. Ele atentou também para um princípio básico dentro do FDE, a coletivização. Veja oscomentários sobre o curso feitos pelo coletivo.



Design Hoje



Começou, no dia 09 desse mês, Mostra de Design de BH 2011. Um projeto que procura realizar discussões em torno dessa frente e fomentar, cada vez mais, os designers da região metropolitana. O evento conta com a inserção de concursos, workshops, mostra de trabalhos e palestras. Os parceiros doColetivo Pegada, 45 Jujubas, participaram compartilhando o funcionamento dos processos de suas criações e o Fora do Eixoserá representado por Camila Cortielha e Alessandra Giovanella, que participarão da palestra mostrando como funciona a produção colaborativa e a organização do Núcleo de Design Fora do Eixo.

Saiba mais!



1ª Semana de Formação Cultural de Porto Alegre

Começou essa semana, em Porto Alegre, a SeForm - I Semana de Formação Cultural, promovida pelo Movimento SOMA. A programação conta com oficinas de formação, palestras, debates e atrações artísticas, que acontecerão na Casa de Cultura Mário Quintana e no Teatro de Arena. Confira a programação completa e participe!




3ª Edição do SOMA NA RUA

E com o encerramento da 1ª Semana de Formação Cultural de Porto Alegre, no domingo, dia 22 de maio, acontece a 3ª Edição do SOMA NA RUA. O evento tem início às 14 horas no Parque da Redenção e irá promover o intercâmbio entre as diversas formas de arte, como música, teatro, poesia, desenho, shows de 4 bandas de Porto Alegre e região, além da arrecadação de roupas para a Campanha do Agasalho 2011. O evento será também o laboratório da SeForm, onde os alunos das oficinas poderão aplicar, na prática, o conteúdo que aprenderem nas aulas. Assim, o evento contará com fotógrafos, fanzineiros, cartunistas, produtores e outras atividades desenvolvidas dentro da Semana. Saiba mais!


Distro FdE fecha uma nova parceria


Frente temática responsável pelo escoamento de produtos e circulação de artistas, a Distro FdE fechou uma parceria de distribuição com a Vinyl Land Records. Um selo dedicado a lançar LPs e Compactos em vinil. A empresa, que nasceu da frustração de Luiz Valente, por não poder discotecar a nova música brasileira em suas festas, viu no mercado alternativo uma oportunidade de se projetar. E o Fora do Eixo entra nessa parceria distribuindo vínis de música contemporânea na rede como Do Amor, Graveola e Lixo Polifônico, Autoramas, Curumin e outras. Aguarde novidades!



Virada Alternativa no ABC




No ultimo sábado, o Coletivo Marte, junto ao Espaço Gambalaia e oCidadão Mundo, comemorou os 5 anos do FDE na Virada Cultural Alternativa da cidade. Um evento que protestou a programação da virada cultural que aconteceu na mesma data. Rafael Silva, um dos responsáveis pelo núcleo de Música, explica que “as atrações escaladas pela prefeitura são ótimas, mas achamos que o ABC produz muito material de qualidade e não precisa mais continuar convidando sempre os mesmos para se apresentar”. Por isso, o coletivo resolveu realizar uma programação alternativa. A próxima ação do Coletivo será realizada nesse sábado (21/05), que é a primeira Noite Fora do Eixo ABC. O evento terá shows das bandas Marco Nalesso e a Fundação (Santo André) ePé de Macaco (Bauru). Mais informações


©2011 Circuito Fora do Eixo | www.foradoeixo.org.br

Nenhum comentário: